Resenha: Flávio
Revisão e Arte: Rodrigo
Em 1988, após o cancelamento de parte da ELECTRIC TOUR, o Cult passa por um "hiato" para que Ian Astbury se recupere do stress, abuso de drogas e álcool que quase tinha posto fim na estada da banda. No fim deste mesmo ano o Cult faz alguns shows na Califórnia, após terem demitido o baixista Kid Chaos e o baterista Les Warner (Les processou a banda logo após, conseguindo ganhar 300.000 dólares).
Jamie Stewart, Billy Duffy, Ian Astbury e Matt Sorum
Com Jamie Stewart de volta ao baixo e o californiano de origem norueguesa Matt Sorum na bateria eles realizam alguns shows cheio de covers e algumas versões demo de músicas que viriam a ser gravadas no mais bem sucedido album da banda comercialmente: SONIC TEMPLE. Curiosamente Ian usava "tranças rastafári" no cabelo durante essa fase.
Letras sobre uma "mulher de fogo" que eles conheceram durante um encontro hippie.Homenagem à EDIE do filme CIAO MANHATTAN, e diversas músicas que estavam preparadas para o futuro disco que começou a ser gravado no fim daquele ano de 1988 no Canadá.
BOB ROCK, baladíssimo produtor e músico manifesta interesse em produzir o disco e todos vão para o seu estúdio particular em terras canadenses.
BOB ROCK
Astbury não queria que Matt Sorum, tão inesperiente em estúdio naquela época, gravasse o disco e Eric Singer (ex-KISS, SABBATH, ALICE COOPER e BADLANDS) foi recrutado, juntamente com Cris Taylor, baterista de Bob Rock. E ambos gravaram uma versão demo de SONIC TEMPLE. A versão de Eric era mais crua e cheia de músicas que não foram inclusas no disco. Os teclados ficaram por conta de John Webster e de Jamie Stewart (que faz uma belíssima introdução em SWEET SOUL SISTER com um órgão HAMMOND, muito utilizado em igrejas).
Cris Taylor
Eric Singer
John Webster (teclados)
Mas como o Cult queria que o disco fosse perfeito, com uma linha de bateria com mais "pegada", eles resolvem convidar o maior baterista canadense de estúdio: Mickey Curry (baterista e parceiro do rei pop canadense Bryan Adams).
Mickey Curry (gravações em Sonic Temple)
A lenda do rock Iggy Pop faz um dueto cavernoso com Ian Astbury na música "New York City".
Iggy Pop em '89
As letras do disco em parte foram inspiradas em 87 quando a banda desembarcou em NY CITY pra gravar ELECTRIC e ficaram hospedados no lendário CHELSEA HOTEL (um costume de todos os rock stars ingleses é ficarem hospedados no mesmo). Esse hotel já foi homenageado por STEVE JONES no disco FIRE AND GASOLINE que IAN ASTBURY produziu e participou após o SONIC TEMPLE.
Na capa de SONIC TEMPLE cores fortes e o destaque para BILLY DUFFY empunhando uma LES PAUL que se tornou um classico na vida do Cult, uma das capas mais "rock n 'roll " da década de 80. O disco é incrivelmente poderoso, um Cult amadurecido com a psicodelia e as melodias de LOVE e o peso de ELECTRIC; mas sem a crueza do mesmo.
Uma banda com nuances de DEEP PURPLE e excessos de LED ZEPPELIN. Algumas músicas beiram o plágio do Zeppelin como SOUL ASYLUM, que se chamava CASHMER na versão demo. A bônus "Medicine Train" e a bluseira "Automatic Blues" soam mesmo como "Led".
O disco é recheado de hits, músicas complexas e ao mesmo tempo belas e cheias de peso e clima. A guitarra de Billy beira a perfeição, JAMIE STEWART como um juiz mantém o equilíbrio perfeito do som dando uma aula de baixo. Sem dúvida nenhuma o maior disco da banda de toda carreira, apesar da crítica e parte dos fãs considerarem LOVE, muitos acham SONIC TEMPLE de longe o melhor. A banda deitando sob os louros da fama e da fortuna, lança uma série de singles e versões diferentes das músicas de Sonic Temple, algumas como lado B.
Durante a gravação de SONIC TEMPLE, Billy Duffy escuta um som parecido com LED ZEPPELIN vindo do estúdio ao lado, foi lá conferir. Que som era aquele tão parecido com o LED ZEPPELIN ?
Após uma longa e desgastante tour, ASTBURY tem a trágica notícia durante um show do Cult em Atlanta da morte de seu pai num acidente automobilístico. Meses depois a banda anuncia seu fim mesmo estando no período mais famoso de toda sua carreira. Astbury que não valorizava em nada seus músicos de apoio (colocava JOHN SINCLAIR em alguns shows atrás do palco para não aparecer por exemplo), perde de uma só vez seu baterista MATT SORUM (que foi ´´assediado´´ pela banda que se tornaria a maior do mundo na época: os GUNS N" ROSES), e JAMIE STEWART (que resolve sair já que ele não podia compor e muito menos opinar); ele segue em uma "escondida" carreira solo, e passa a produzir outras bandas.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
PÁGINAS RELACIONADAS
MERCHANDISING